sábado, 5 de junho de 2010

A Importância da Água no Organismo

Nós podemos viver sem alimento por algumas semanas, mas sem água podemos viver somente por alguns poucos dias. 

Água é o elemento mais essencial para nossa vida, mais de 70% do nosso corpo é composto por água.



 Distribuição da água no corpo:

   • Pulmões
   • Fígado
   • Sangue
   • Rins
   • Músculos
   • Cérebro
   • Ossos

Uma vida saudável está diretamente ligada a qualidade da água que consumimos diariamente. 


A Importância da Água no Organismo

A água é de fácil acesso na maior parte do globo terrestre em todas as casas. Talvez por ser barata e mais abundante que qualquer outra bebida, para nós é fácil não enxergarmos a sua importância.

A água é necessária para que o corpo humano funcione perfeitamente. A sua atuação nisto é muito maior do que normalmente percebemos.

Todo o funcionamento do organismo depende de água: as reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim tudo que é necessário para manter a vida. Quando falta ou existe pouca água no corpo, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado, não sendo possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde.

Ter o hábito do consumo de água é fundamental para manter-se saudável e hidratado, água em quantidade insuficiente pode causar a desidratação, ou seja, a quantidade que eliminamos é maior do que ingerimos.

Podemos ingerir água na forma de outras bebidas, mas o surpreendente e que a água também e abundante nos alimentos. Frutas, verduras, legumes, são constituídos de 70% a 95% de água.

Se a água no corpo humano for reduzida em ...  

   • 1%, a pessoa sente sede;
   • 2%, a eficiência no trabalho diminui;
   • 4%, a pessoa se sente mal, confusa e desorientada. A resistência ao estresse também diminui e a pessoa sente náuseas;
   • 20%, a pessoa pode morrer.

Sintomas da desidratação:

   • Dores de cabeça;
   • Cansaço e fadiga;
   • Concentração baixa;
   • Constipação;
   • Risco aumentado de desenvolver infecções nos rins.
 
Hidratar-se com uma água saudável contribui muito para a nossa saúde.

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